Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Variedades| Música

Samuel Quinto pomete emocionar a plateia com a obra "Pascha Aeternam"

Pianista apresenta a Paixão de Cristo sob o som de uma ópera; apresentação será na Primeira Igreja Batista de Mogi

Publicada em 11/04/15

Divulgação

Quinto, que cresceu no meio musical, compartilha seu talento em apresentação hoje e amanhã na 1ª Igreja Batista de Mogi

Jéssica Almeida*
Da reportagem local

Talento, humildade e ensino estarão presentes no espetáculo "Pascha Aeternam", dirigido pelo pianista e maestro Samuel Quinto, que será apresentado gratuitamente hoje e amanhã na Primeira Igreja Batista de Mogi das Cruzes.

Com a participação de 130 pessoas, entre músicos, cantores e atores, a ópera, fruto da adaptação de dois trabalhos do pianista, contará a história da Paixão de Cristo em quatro partes, cada uma composta por um ato, que reproduzem a chegada de Jesus a Jerusalém, a crucificação, a morte e a ressurreição. "Além dos atos tradicionais, nós acrescentamos uma cena extra, que mostra o século XXI, e faz uma comparação com os primeiros e os atuais discípulos de Cristo", destaca Quinto.

Apesar da preparação do espetáculo ter sido feita em apenas dois meses, os artistas estão tendo aulas com o maestro há um ano, desde o regresso dele ao Brasil, e o início do projeto de música na igreja.
"Nós realizamos um trabalho bem aberto para todos os interessados em ópera, concerto e coro. O participante mais novo tem quatro anos e o mais velho 83, e também temos alguns participantes que são surdos, não temos restrições", comenta o maestro.

Apesar das obras já terem sido apresentadas em outras ocasiões, desde a composição de cada uma delas, feita em em 2011, esta será a primeira vez em que serão exibidas com as novas adaptações de Quinto. "O show será emocionante, independentemente de religião, acredito que valerá a pena assistir", diz ele.


Novos projetos
Por sua experiência na Europa, e a percepção do que o estudo sério da música faz com os indivíduos, Quinto já iniciou um projeto voltado especialmente para crianças, a fim de montar um grupo de concerto e coro profissional, com músicas de qualidade e composição própria. "Assim como eu tive meus horizontes abertos, eu quero abrir os deles. Quero que eles entendam que música é mais do que o que tocamos na igreja, e apresentá-los a grandes músicos, como Bach e Beethoven", ressalta.

Atualmente, apenas como maestro, o pianista já tem planos de voltar à ativa em sua profissão inicial. "Vou apresentar concertos e, agora, fui convidado para a Virada Cultural Paulista deste ano", conta.


"Pascha Aeternam"
Local: Primeira Igreja Batista de Mogi das Cruzes
Endereço: Rua Barão de Jaceguaí,1.019, centro, em Mogi das Cruzes
Temporada: Hoje e amanhã
Horário: Neste sábado, às 20 horas; e, no domingo, às 19h30
Valor: Gratuito
Classificação: A partir dos 9 anos



Leia também

Filme

"Pegar e Largar"

Gray Wheeler (Jennifer Garner) estava com a vida toda nos eixos quando foi surpreendida pela precoce morte de seu noivo.

Continue lendo...

Coletânea

Calendário 2015
Hoje é sábado, 11 de abril.

Continue lendo...

Hoje

Eros Prado traz show de humor a Mogi

O humor irreverente do programa "Pânico na Band" chega a Mogi das Cruzes com o show de Eros Prado, responsável pelo quadro "O Inconveniente", que apresenta hoje, às 20 horas, o espetáculo "#Pra que fazer isso?", no Clube Náutico Mogiano, com a participação dos integrantes do "O Pagode da Ofensa".

Continue lendo...

Exposição em Itaquá

Até o final de abril a Câmara de Itaquaquecetuba, que fica na rua Vereador José Barbosa de Araújo, 267, na Vila Virgínia, recebe a exposição "A Mente Produtiva do Pedrox", com 25 quadros feitos com material reciclável e pintados por meio do grafite.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade